segunda-feira, 21 de abril de 2014

Nexus 4 e Nexus 5 - O veredito preliminar


Em 2013 abandonei um Galaxy SIII adquirido na época do lançamento no Brasil. Até aquela época nunca havia adquirido um aparelho High End e estava colocando bastante fé no novo aparelho. Infelizmente, muitas dores de cabeça vieram com o aparelho até que cheguei a uma conclusão: Android só se for NEXUS.

Nessa mesma época possuía dois amigos que possuiam o Galaxy Nexus. Ambos elogiavam muito o aparelho e apenas se queixavam da câmera (Nesse ponto, nada tinha a me queixar do meu SIII). Foi aí que decidi, naquele mesmo ano, adquirir meu primeiro aparelho da linha Nexus: O Nexus 4.

Logo de cara adorei o aparelho. Design bem trabalhado e que chamava a atenção pela beleza. Muitos criticavam a traseira de vidro do aparelho, mas eu, particularmente, gostava bastante da bela aparência que a peça agregava ao Gadget. De cara senti uma pequena "estranheza" com as cores da tela, mas foi algo que me acostumei rapidamente. Toda a fluidez do sistema, com seu design mais limpo e suas atualizações constantes me fizeram esquecer todas as dores de cabeça que o SIII havia me trazido e me levaram a conclusão: A compra valeu a pena.

Apesar do lançamento do seu sucessor, o Nexus 5, o Nexus 4 ainda era um excelente aparelho e conseguia seguir firme e forte com seu belo hardware. Mas.... nem tudo são flores e há pontos que arranharam a imagem do aparelho (ao menos para mim).

Não é novidade que a câmera do N4 não é unanimidade. Sim, é possível capturar belas fotos com o aparelho no modo HDR, mas são necessárias algumas condições que não são muito bacanas de se ter no momento em que se deseja registrar algum momento. Por exemplo, ao apertar o botão de captura e mover o aparelho, a foto tende a sair borrada. Isso realmente é um pé no saco, principalmente se você parar para pensar que mesmo que você fique estático, as vezes a imagem pode estar em movimento e prejudicar o resultado. Outro ponto negativo associado à câmera é a captura de vídeos, que geralmente sai bastante granulada.


Apesar de tudo isso, não ligo tanto assim para câmera. Dificilmente coloco essa funcionalidade como diferencial na hora de decidir por um aparelho. No entanto, outro ponto me deixou bastante chateado. Após alguns meses reparei que o botão power do aparelho não respondia tão bem ao ser pressionado. Por curiosidade, conversei com alguns amigos que possuíam o aparelho e pesquisei na internet sobre o problema. Foi aí que constatei que não era o único com o problema, que, na verdade, parecia bem mais frequente do que imaginava. Sério, em certos momentos, isso enchia o saco.


Ainda assim não via motivos para trocar o aparelho, pois ele ainda me atendia muito bem. Mas, ainda assim, troquei o aparelho e adquiri o "recém lançado" Nexus 5, meu segundo aparelho da linha Nexus e, com certeza, o melhor smartphone que já tive oportunidade de utilizar. Se, apesar dos pesares, já gostava do N4, o N5 veio para melhorar ainda mais a experiência, consertando os defeitos do seu antecessor e acrescentando alguns elementos que só vieram a agregar ao novo aparelho. A tela ligeiramente maior (no tamanho ideal, na minha opinião de merda) e com sua resolução 1080p é um detalhe a parte que considero foda.


De modo geral, estou bastante satisfeito com o aparelho. Volto a dizer: É o melhor que já tive. Mas, no momento da compra, pensei muito antes de adquirir o aparelho. Apesar dos pontos negativos apontados no N4, o aparelho me atendia perfeitamente. Troquei o aparelho para poder da-lo para minha irmã que ainda utiliza um sofrido Galaxy Ace. Se você possui um Nexus 4, não é muito exigente com fotos e não tem o problema do power button, acredito que é mais negócio esperar o Nexus 6. Em breve buscarei falar mais sobre o aparelho após mais tempo de uso, buscando trazer informações mais detalhadas e seus pontos fortes e fracos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário