segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Samsung Chromebook 2: Dando uma chance


Antes de começar já inicio com uma pergunta: O que você mais usa no seu computador pessoal? Onde acaba gastando mais o seu tempo?

Pode parecer que não, mas quando paramos para pensar, percebemos que atualmente utilizamos nossos devices praticamente para consumo de conteúdo: redes sociais, páginas da internet, YouTube e por aí vai...

Aí você para pra pensar: E se no meu notebook só existisse o navegador para internet? Será que sua utilidade seria realmente tão reduzida?
A resposta é: Depende. Depende do tipo de usuário que é. Depende das tarefas que realmente deseja desenvolver com seu dispositivo. Hoje os tablets estão espalhados pelo mercado e esse consumo básico de mídia é muito bem suprido por esses dispositivos. No entanto, quando se deseja dar um pequeno passo além, buscando-se um pouco mais de produtividade, a ausência de um teclado físico faz com que o uso desses dispositivos se torne um pouco chato. Nesse momento, entramos na dualidade: Tablet X Notebooks.

Aí que entra esse dispositivo que encabeça o título do artigo: O chromebook. Nesse caso mais específico, falo do Chromebook 2 da Samsung, que é um device com todos os traços de um ultrabook tradicional, mas com suas particularidades. A maior delas, o próprio sistema operacional: Chrome OS.


O Chrome OS nada mais é que o navegador chrome que você pode instalar em qualquer device. O diferencial aqui é que ele abraça o sistema operacional por inteiro, fazendo com que  você utilize o browser para praticamente todas as atividades realizar.
Numa análise futura, poderemos aprofundar mais uma análise desse SO. Já que o assunto é o aparelho da Samsung, vamos citar outras características do aparelho:

1.Portabilidade:
Esse item ganha destaque pela sua leveza e pelo seu tamanho compacto. São 1,18 kg distribuídos num aparelho que comporta uma tela de 11,6 polegadas. Por sinal, para o propósito do aparelho, esse é um tamanho ideal ao meu ver, não sendo tão pequeno quanto um netbook, nem tão grande quanto um ultrabook convencional.

2.Silêncio:
Nunca havia utilizado um aparelho sem ventoinha (fanless). Sério, é surreal. Meu PC de uso diário é um Dell Vostro 5470 e acho horrível quando, de vez em quando, aquele barulho do cooler começa. Já me acostumei tanto a isso que ainda acho incrível o silêncio absoluto que esse chromebook produz.

3.Alta duração de bateria:
A promessa é de duração de até 9h. Acredite, você consegue chegar lá. Durante os testes, utilizei o aparelho apenas para navegação na web, reprodução de vídeos (reproduzindo em uma TV com o auxílio de um chromecast), conversas pelo app do telegram e um pouquinho de música.

4.Agilidade:
Sim, esse aparelho é rápido e isso se deve ao casamento de duas coisas: Sistema operacional e SSD. Fazer o aparelho retornar da hibernação é praticamente instantâneo. Abra a tampa do aparelho e pronto. Lá está ele: ready to be used.
No meu dia a dia, quando termino o uso, simplesmente fecho a tampa do aparelho e, quando desejo usar novamente, abro. Nunca chego a desliga-lo. Acho isso interessante, pois torna o uso mais dinâmico, tal como num tablet, onde nunca realmente se chega a desligar o aparelho.

5.Trackpad e Teclado:
O trackpad do aparelho responde muito bem ao toque, seja ele simples ou múltiplo. Ao meu ver, está acima da maioria dos trackpads dos ultrabooks convencionais atualmente no mercado.
Já com relação ao teclado, a primeira impressão é de que há algo estranho. Acredito que devido ao fato das teclas serem um pouco mais baixinhas, mas com o tempo essa sensação fica para trás e você começa a gostar de usa-lo.
Outro ponto que leva um tempo para se acostumar é com o fato do teclado ter teclas bem particulares dos chromebooks. Então, no início, alguns vícios nos levam a cometer certo erros.
Ainda abordando um pouco mais as características do aparelho, não há como não comentar sobre sua construção. Particularmente, nunca fui muito fã da samsung. Já tive minhas decepções com a marca, mas nesse caso específico, não terei críticas negativas. Apesar do aparelho ser todo construído em plástico, passa uma sensação de solidez. A parte superior do aparelho trás um acabamento que imita couro, sendo semelhante ao design empregado no Galaxy Note 3.
Ok. Chegamos até aqui e você talvez ainda esteja com uma pergunta na cabeça: Será que posso ter apenas um Chromebook e abandonar meu ultrabook convencional? A resposta ainda é: Depende.
Se você é uma pessoa já muito ligada aos serviços do google, isso vai facilitar demais as coisas. Quando você liga o aparelho pela primeira vez, não há muito  que fazer. Basta se logar com sua conta e ele já prepara tudo, desde agenda a e-mail. Se seu web browser principal for o google chrome, aí é que você vai gostar mais, pois tudo seu já estará lá.
Caso você seja uma pessoa bastante dependente dos serviços microsoft, talvez o aparelho não lhe atenda perfeitamente. Ferramentas de produtividade como word, excel e powerpoint só poderão ser utilizadas através de suas versões online. Nesse caso, vai depender do tipo de trabalhos você desenvolve com essas ferramentas. Se foram atividades básicas, as ferramentas online darão conta do serviço. Já se as atividades forem mais complexas, envolvendo VBA ou fórmulas mais pesadas, aí esquece, você não vai conseguir suprir suas necessidades de forma satisfatória.

Veja meu caso, por exemplo. Sou totalmente dependente dos serviços do google. Utilizo serviços de e-mail, agenda e armazenamento de contatos e photos. No entanto, devido ao trabalho, não consigo ficar sem as ferramentas do Office oferecidas pela Microsofit. Assim, tenho meu notebook exatamente para esses momentos, mas, de forma geral, caso não seja necessário utilizar nenhuma das ferramentas de produtividade do tio Bill, acabo preferindo utilizar o próprio chromebook, pois curto o tamanho, o silêncio, agilidade e praticidade do device. Nesse ponto, tenho utilizado o aparelho até mais que meu iPad Mini. 

Não seria justo discorrer todo esse texto acerca do aparelho e fazê-lo em uma máquina diferente. Assim, foi exatamente com essa ferramente que produzi e postei toda essa análise. Caso tenha interesse no aparelho e ainda reste uma ponta de dúvida ao comprar, fico à disposição para esclarecer. É só deixar abaixo nos comentários.






Nenhum comentário:

Postar um comentário